1. ORIENTAÇÕES GERAIS
1.1 – A data para as submissões dos trabalhos será entre o período do dia 02/09/2024 até 07/10/2024 às meia-noite (horário de Brasília);
1.2 – Não serão aceitos trabalhos após o prazo de submissão especificado em 1.1;
1.3 – O autor que submeter o trabalho, será responsável pela apresentação do trabalho e acompanhamento dos resultados da avaliação por parte dos pareceristas via email: enex.trabalhos@unifacex.edu.br;
1.4 – Cada participante poderá inscrever até 04 (quatro) trabalhos. A contagem do número de trabalhos não distingue autoria e co-autoria, ou seja, apenas 04, independentes da ordem de submissão deverão ser analisados;
1.5 – Os trabalhos poderão ser apresentados na forma de Comunicação oral (Trabalho completo) - pesquisa original, revisão de literatura ou relato de experiência e Pôster (Resumo simples) - pesquisa original, revisão de literatura ou relato de experiência.
ATENÇÃO na hora da submissão:
1.6 – Quanto ao Assunto do email e a nomeação do arquivo submetido.
A nomeação do arquivo deve ser realizada da seguinte maneira: curso de graduação_ iniciais do nome do autor responsável pela submissão.
EX: Se o curso do autor que submete o trabalho for Fisioterapia e o nome dele for Francisco Araújo de Medeiros, o assunto do email e a nomeação do arquivo serão: Fisioterapia_GPO.
1.7 – No corpo do email o autor deverá escrever:
A modalidade do trabalho:
● Comunicação Oral- Trabalho completo (Pesquisa original, revisão da literatura e relato de experiência);
● Resumo simples - Pôster (Pesquisa original, revisão da literatura e relato de experiência);
Além do Título do Trabalho, o(s) nome(s) de todos os autor(es), incluindo o nome do autor que submeteu o trabalho.
1.8 – Carta de autorização de todos os autores:
A carta de autorização com a assinatura de todos os autores deve ser encaminhada junto ao arquivo do trabalho submetido, formato .doc.
Durante a submissão do trabalho, o autor deverá encaminhar a carta de autorização (disponível na página do evento) com a assinatura de todos os autores e encaminhar anexado no email enex.trabalhos@unifacex.edu.br, junto ao arquivo do trabalho submetido.
Durante a submissão do trabalho, o autor deverá encaminhar a carta de autorização (modelo disponível na página do evento) com a assinatura de todos os autores, junto ao arquivo do trabalho submetido no email enex.trabalhos@unifacex.edu.br.
OBS: As informações de título do trabalho e dos autores, só devem constar no corpo do email, não devem ser inseridos em hipótese alguma no arquivo/ texto.
2. NORMAS DE SUBMISSÃO NA MODALIDADE COMUNICAÇÃO ORAL (TRABALHO COMPLETO) - PESQUISA ORIGINAL, REVISÃO DE LITERATURA OU RELATO DE EXPERIÊNCIA.
2.1 – No máximo 6 (seis) autores poderão constar no trabalho;
2.2 - O orientador/professor, deve ser considerado como autor;
2.3 – Para os trabalhos do tipo Comunicação Oral deverá ser feito o upload do arquivo (disponível na página do evento), que DEVERÁ conter no máximo 10 (dez) páginas e no modelo disponibilizado em DOC, cujo tamanho não poderá ser maior que 1mb (megabyte);
2.4 – O trabalho deverá ser elaborado rigorosamente de acordo com o modelo estabelecido respeitando-se o prazo de submissão no evento;
2.5 – O conteúdo do trabalho completo deve ser revisado gramaticalmente pelo(s) autor(es) e orientador, bem como a revisão ortográfica e de digitação do trabalho, antes de submetê-lo à avaliação dos pareceristas;
2.6 – O trabalho será avaliado(s) por pareceristas, convidados pela Comissão Científica;
2.7 – O trabalho completo, de qualquer área do conhecimento, deverá ser escrito em Língua Portuguesa e elaborados rigorosamente de acordo com o modelo estabelecido;
2.8 - No ato da submissão dos trabalhos, deve ser incluído o nome completo de todos os autores no corpo do email, por extenso. Em hipótese alguma será aceita a inclusão de autor após a submissão;
2.9 - Trabalho com ausência de informações (desrespeitando o modelo) será imediatamente rejeitado.
3. NORMAS DE SUBMISSÃO NA MODALIDADE PÔSTER (RESUMO SIMPLES, – PESQUISA ORIGINAL, RELATO DE EXPERIÊNCIA OU REVISÃO DE LITERATURA)
3.1 – No máximo 6 (seis) autores poderão constar no trabalho;
3.2- O resumo simples deve conter no mínimo 250 palavras e no máximo 300 palavras, justificado e com espaçamento simples entre linhas. Deve ser precedido de no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave.
3.3- O resumo simples do trabalho deverá ser elaborado rigorosamente de acordo com o modelo estabelecido pelo evento, respeitando-se o prazo de submissão;
3.4 – Cada Resumo Simples poderá conter no máximo 01 (uma página). Ou seja, o Resumo Simples conforme estabelecido em 3.2 e 3.3 e suas referência Bibliográficas deve ter no máximo uma página.
3.5 – O conteúdo do trabalho completo deve ser revisado gramaticalmente pelo(s) autor(es) e orientador, bem como a revisão ortográfica e de digitação do trabalho, antes de submetê-lo à avaliação dos pareceristas;
3.6 – O resumo simples do trabalho, de qualquer área do conhecimento, deverá ser escrito em Língua Portuguesa e elaborados rigorosamente de acordo com o modelo estabelecido devendo conter somente texto;
3.7 – O trabalho será avaliado(s) por pareceristas, convidados pela Comissão Científica;
3.9 - No ato da submissão dos trabalhos, deve ser incluído o nome completo de todos os autores no corpo do email, por extenso. Em hipótese alguma será aceito a inclusão de autor após a submissão;
3.10 - Trabalho com ausência de informações (desrespeitando o modelo) será imediatamente rejeitado.
4. AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
4.1 – Todo o processo de avaliação acontecerá sob responsabilidade da Coordenação de Pesquisa e Extensão, de forma que os avaliadores não tomarão conhecimento sobre a identificação dos autores;
4.2 – O autor responsável pelo envio do trabalho será informado por e-mail sobre o resultado da avaliação.
4.3 Os trabalhos que carecerem de ajustes, deverão ser retornados por email em data estabelecida e com as alterações sinalizadas na cor vermelha. O trabalho reenviado passará novamente por avaliação e só após a nova avaliação receberá o status de aprovado ou rejeitado. Os trabalhos que não seguirem o orientado no email, em relação a data de reenvio para nova avaliação serão rejeitados.
5. APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
5.1 – As apresentações acontecerão nos dias 23/10/24 e 24/10/24 seguindo cronograma organizado pela equipe organizado do evento, o qual, será disponibilizado na página do evento com data, local e horário.
5.2 - Quanto ao formato da apresentação (da comunicação oral e Pôsteres), seguir modelos disponibilizados na página do evento.
5.3 – É importante lembrar que os trabalhos no formado Pôsteres deverão ser impressos, pois a exposição acontecerá nos biombos que serão organizados no pátio da Unidade II. O tamanho do pôster é de 90 cm de largura por 120 cm de altura. OBS: O modelo de apresentação disponível na página do evento já está dimensionado.
6. CERTIFICAÇÃO DOS TRABALHOS E DE PARTICIPAÇÃO NO EVENTO
6.1 – Serão certificados, apenas, os trabalhos efetivamente apresentados no evento pelo(s) autor(es) e avaliados nos dias e horários definidos pela comissão organizadora do evento;
6.2 – O (s) certificado(s), contendo o(s) nome(s) de todos os autores cadastrados na submissão, será(ão) entregue(s) por email, em até 30 dias, em PDF, ao autor que fez a submissão, sendo de inteira responsabilidade deste, reencaminhar o certificado para os demais autores do trabalho, quando for o caso.
6.3 – A certificação de participação do XX ENEX ocorrerá em até 60 (sessenta) dias após o término do Evento;
7. TEMPO DE APRESENTAÇÃO
As apresentações dos trabalhos completo, terão duração de 15 minutos. Sendo responsabilidade do mediador designado, fazer esse controle e seguindo cronograma disponibilizado pela equipe organizadora.
Nas apresentações dos Resumos simples, os autores deverão expor o banner em dia e horário estabelecido no cronograma geral do evento e seguindo rigorosamente ordem de exposição que será disponibilizado pela equipe organizadora do evento (na página do evento). Os autores devem iniciar a apresentação para o público presente e aguardar professor avaliador passar pelo trabalho exposto e só se ausentar da apresentar após o término da exposição, previsto no cronograma geral que vai de 09h30 as 10h no turno matutino e das 20h as 22h nos dias 23/10/24 e 24/10/24.
8. ANAIS DOS TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL E PÔSTER
8.1 Serão reproduzidos os Anais do ENEX 2023 apenas para os que respeitarem integralmente as normas aqui estabelecidas, tanto para os trabalho completo, quanto para os resumos simples.
8.2 O conteúdo dos Anais é de responsabilidade dos autores, cabendo todo e qualquer ônus.
8.3 Todos os trabalhos decorrentes das comunicações orais e pôsteres serão adotados para composição dos Anais, em até 90 dias da realização do evento.
8.4 Caso durante a confecção dos Anais, o arquivo aceito para apresentação esteja em desacordo com as normas, o trabalho será excluído sem comunicação prévia aos autores.
9. ATIVIDADES COMPLEMENTARES
A carga horária das atividades será computada, conforme a seguir:
Tipos de atividade |
Equivalência com ATC |
Apresentação de trabalho em Trabalho completo (apresentação em comunicação oral). O aluno deve anexar no sistema de atividade complementar Certificado + Relatório de ATC. |
15h |
Apresentação de trabalho em Resumo Simples (apresentação em Pôster). O aluno deve anexar no sistema de atividade complementar Certificado + Relatório de ATC. |
10h |
Publicação do Trabalho nos Anais do Evento. O aluno deve anexar no sistema de atividade complementar a cópia do trabalho constando o ISSN do evento (página dos anais) + Relatório de ATC. |
30h |